Avançar para o conteúdo principal

Gato de interior/exterior, exterior ou apenas interior

Já por várias vezes defendi aqui no blogue que os meus vivem num apartamento e é num espaço definido que para mim os gatos devem viver, isto se queremos que a longevidade deles seja real e evitar doenças graves, ou fins trágicos como envenenamente ou atropelamento. Como um senhor me disse num consultório de veterinária, com o seu cão pela trela - "Não vai à rua? Coitados dos gatos fechados em casa".
Por outro lado existe uma crença profundamente vincada em como o gato de interior é infeliz associada ao segundo mito, que se perpetua em crias frequentes, que é capar o gato, esta última felizmente já tem vindo a mudar, mas ainda assim são muitas as pessoas que se revelam contra a esterilização, por inúmeros mitos que serão abordados noutro texto.
Agora se a opção de manter o gato dentro de casa é do humano, esse mesmo humano tem de agir em conformidade com a sua decisão e proporcionar uma vida saudável e dinâmica, ou seja dado que o ambiente de uma casa é hipoestimulante é crucial que estimule o seu gato, para que tenha os comportamentos que são espectáveis num gato, volto a falar em enriquecimento ambiental, pode consultar os textos sobre EA aqui no blogue.
Caso negligencie o seu gato aos estímulos de que necessita vai levar a que se torne sedentário e desmotivado, o que conduz à obesidade, tema que também fica prometido.
Agora o que lhe peço é que quando deixa o seu gato ir à rua, depois fique muito incomodado porque o animal foi atropelado, ou apareceu ferido de lutas, quem o deixou sair é o responsável por isso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica, ...

Dia Mundial do Gato

Estará o meu gato em bem-estar?

Normalmente não gosto muito de classificar os animais em felizes ou infelizes, falamos antes em bem-estar em poderem expressar o seu comportamento natural. A imagem abaixo vai ajudar muito a perceber se o seu gato é ou não um gato "feliz".