Avançar para o conteúdo principal

Carne crua

Este é sem dúvida um dos perigos alimentares para o seu gato, nomeadamente a Toxoplasmose, assim como você sabe que não deve comer carne mal passada que tem riscos para a sua saúde, o mesmo se passa com a saúde do seu gato, são vários os parasitas que ele pode adquirir com consequências para a sua saúde e também a do seu dono.

Comentários

  1. Pois é....lamento mas, vou discordar com vcs.
    Tenho um gato SAVANNAH híbrido do Serval Africano
    existente em Portugal só desde em 2011 mas muito conhecido nos E.U.A e que se alimenta também de carne crua tal como:
    frango, coelho e perú apenas 2 por semana.
    Deixo à consideração do forum este tema e já agora
    conheçam esta raça que é uma maravilha.
    Se quiserem mando fotos do meu gatão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a seguinte página da Cornell University, http://www.vet.cornell.edu/FHC/brochures/feedcats.html :
      "Also, some foods should be avoided entirely. Although raw meat is an excellent source of many nutrients, it is not recommended as a food or a treat for cats, because it is a potential vehicle for toxoplasmosis and other infectious diseases. Some cats that have consumed canned fish products meant for humans have developed deadly neurological disorders. " Todos os gatos são carnívoros, logo sabemos q comem carne, agora a carne crua tom perigos já conhecidos, daí q seja aconselhavel não dar, fale com o seu veterinário.
      Não conhecia Savannah cá em Portugal.

      Eliminar
    2. Caro José:
      Não à carne crua e PONTO!

      Eliminar
    3. Sim é o melhor para a saúde dos felinos, mas dêem ração húmida que é importante pela quantidade de água que tem :)

      Eliminar
  2. o meu e-mail é:
    josefurtado@clix.pt

    ResponderEliminar
  3. Caro José, queria só deixar o alerta a nossa lei proibe a posse de felinos selvagens e de híbridos desses, o Savannah, se for hibrido de Serval africano, inclui-se nesta questão, porque é um híbrido de felino selvagem. Fica aqui a referência À lei : http://dre.pt/pdf1s/2009/10/19700/0746707469.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. q nds se fosse eu podesse e achasse um eu também criava eu quero um hibrido selvagem eu quero ..

      Eliminar
  4. Tb nunca vi cá Savannah! Grd monstrinho^^

    E, sim, óbvio que os gatos são carnívoros. No entanto, embora os gatos selvagens adquiram carne crua na natureza, estes também têm uma esperança média de vida muito inferior à dos gatos que nós mantemos em casa (especialmente sem acesso ao exterior), estando expostos a muito mais doenças. Ao adquirirem carne crua há uma série de agentes patogénicos que podem infectar o gato, o que é mau para eles e também para nós, no caso duma doença infecciosa que possa ser transmitida ao Homem.
    Nós tb sabemos que mm nós próprios não devemos comer carne crua ou mal passada por alguma razão.
    Os melhores alimentos a dar aos nosso animais são mm os alimentos indicados para eles. Claro que "faz o que eu digo, não faças o que eu faço", de vez em qdo lá vai um bocadinho de fiambre para a Sissi e qdo estou distraída o Sukinha abocanha td o que estiver perto, mas o melhor é tentar evitar.

    Já agr, coloco outra questão, o meu falecido hamster (sofria duma paixão platónica pela Sissi e levou com uma garra numa certa madrugada) adorava maça. Há algum problema em eles comerem fruta? Óbvio que tinha montes de coisas pra roer, não comia smp só maça e alimentos moles, era esporádico.

    ResponderEliminar
  5. Acrescentando mais uma coisa, que talvez até escape um bocadinho, o coelho tb transmite várias doenças ao Homem. A Inês saberá melhor, mas penso que as doenças que mais afectam o coelho sejam a febre hemorrágica viral, a mixomatose e a tularemia. Não sei se estes são transmissíveis ao gato, mas sei que provocam diminuição das populações de coelho-bravo e daí que diminua o alimento para os felinos.

    ResponderEliminar
  6. Cara Inês / Candi
    Agradeço os vossos comentários sobre à minha questão.
    Sim conheço a lei portuguesa sobre os savannah. Ainda não foi reconhecida pelo clube português de felinicultura, mas temos que tentar e acabar com este preconceito até pq temos o BENGAL que também é um híbrido e é reconhecido pelo C.P.F. A nÍvel internacional o T.I.C.A aceita esta raça.
    Dentro deste cruzamento o SAVANNAH tem várias escalas de pureza indo do F1 ao F6 ( mais afastado do ancestral SERVAL ).
    Para quem tiver curiosidade sobre esta raça estou ao vosso dispor, informo que não sou nenhum criador mas fiquei apaixonado por esta raça, até pq também tenho uma gatinha o mais rafeira que possam imaginar mas é um doce. A junção dos 2 tem sido encantadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem como arrumar um f1 ?? PE-recife

      Eliminar
    2. Têm mesmo que legalizar a criação dos savannah em casa porque seria muito bom não só para nós mas para a espécie, imaginem milhares de pessoas a fazer criação dessa espécie acho que não ha maneira melhor de evitar que a espécie fique em vias de extinção, para não falar de que são muito meigos e espertos...

      Eliminar
    3. Os savannah não são uma espécie selvagem para serem conservados, são hibridos produzidos pela mão humana, por cruzamento que aconteceram porque o Homem assim quis.

      Eliminar
  7. Alguém me consegue ajudar ou encaminhar na procura de criadores de Serval, não ando á procura de Híbridos f1 f2 f3 nada disso ando à procura de SERVAL.

    ResponderEliminar
  8. O serval é um felino selvagem, se nos escreve de Portugal cá é proibido ter em casa felinos que não o dito gato doméstico.

    ResponderEliminar
  9. bom, eu comecei a dar alimentação natural cua com ossos para meus gatos há 1 mês, as mudanças positivas ocorreram em uma semana, hoje eles parecem mto mais saudáveis, mas assim q for possível farei uma bateria de exames de sangue pra ter certeza disso. Um dos sites q usei pra me basear foi esse: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/gatos/dieta-crua-com-ossos-para-gatos/

    se algum veterinário q entenda de ANC puder comentar, eu agradeço mto!

    ResponderEliminar
  10. Engraçado como a indústria manipula as pessoas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica,

Microchip - o seu gato já tem? Vai ter que ter até 2021.

Microchip, com a nova lei em Portugal o seu gato terá que ter microchip até 2021, isto se nasceu antes de 2020.  Para que serve?  Identificar os gatos, o microchip corresponde a um número que é lido por uma máquina, este número fica associado ao Tutor, Morada do Tutor, Contacto telefónico associado, portanto em caso de estar perdido é a melhor forma de chegar novamente a casa.  Como se aplica? A aplicação é feita através de uma cânula metálica, fica debaixo da pele, na zona do pescoço/ omoplata (ombro) - lado esquerdo; Tem que ser sedado para por microchip?  Dependendo do perfil do seu gato, há gatos que toleram e há gatos que precisam de ser sedados.  Qual o tamanho?  É do tamanho de um grão de arroz;  Microchip. Leitor de microchip

Onde habita o felino selvagem mais ameaçado de extinção do nosso planeta?

Para este questionário a maioria dos participantes estavam certos, o felino mais ameaçado de extinção do nosso planeta é o Lince-ibérico, que como o nome indica habita na Península ibérica, em Espanha ainda se encontram exemplares que vivem em liberdade, em Portugal há quem pense que tal já não acontece ou seja esteja localmente extinto em Portugal. O lince-ibérico tem uma pelagem castanho-avermelhada coberta de manchas pretas que podem ser desde pequenos pontos a riscas. Como todas as espécies do Género Lynx apresenta como características mais distintivas uma cauda pequena, pinceis nas pontas das orelhas e barbas. O peso médio de um macho adulto é cerca de 12 Kg enquanto as fêmeas pesam em média cerca de 9 Kg. Fonte Ainda assim no nosso país existe um centro  nacional de reprodução do Lince-ibérico situado em Silves, que recebeu o seu primeiro lince Azahar em 2009. Neste centro, já nasceram crias. Está também a ser desenvolvido, em conjunto com projecto, a recuperação de habitat