Avançar para o conteúdo principal

Escova o seu gato?

O tempo tem estado mais quente e os nossos sofás, camisolas, mantas, tapetes, começam a ganhar um tom dourado, proveniente dos pêlos que o senhor Jobim está a perder fortemente. À mínima festa é basicamente uma nuvem de pêlo que se forma a envolver o gato e quem está à volta e claro que o máximo é mesmo chegar a casa com a bela da camisola preta e dar colinho ao menino, ai sim fico com uma camisola dourada.
Para ajudar a controlar a situação ajuda muito escovar os gatos, principalmente nas alturas em que estão a perder mais pêlo, até porque como se lambem com muita regularidade, vão estar a ingerir todo o pêlo que estão a perder, o que ajuda à formação das famosas bolas de pêlo, no estômago que depois pode levar ao vómito para as eliminarem. Para os gatos de pêlo comprido, os persas o escovar tem que fazer parte da rotina do gato e do dono, porque os pêlos longos têm maior tendência a formar nós, portanto é escovar todos os dias.
Portanto é escovar da cabeça até à cauda.
Quanto à amizade com a escova, nem todos são muito amigos da escova mas é um questão de o habituar deste pequeno e de ir lendo os sinais que o gato lhe dá, nomeadamente o movimento da cauda. Se estiver a ficar zangado pare e volte depois à acção. Cá em casa o Jobim ronrona ao ser escovado a Bolotinha nem por isso, assim tem de ser faseado e com paciência.


Comentários

  1. Ora o meu é muito miguinho da escovinha =D ao ponto que o escovo 1 minuto convenientemente e depois já só quer brincar com a escova :p

    o problema é q só eu lá em casa o escovo, ou seja, o bichano qs nc é escovado e depois queixam-se pq ele larga muito pêlo :p (q ainda p cima é branco)

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está uma boa altura para combinar a casa com a cor do pêlo do gato ;) já sabes quando ligares no fim é "Beijinhos e escova o gato" :P Bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Gato

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica, ...

Estará o meu gato em bem-estar?

Normalmente não gosto muito de classificar os animais em felizes ou infelizes, falamos antes em bem-estar em poderem expressar o seu comportamento natural. A imagem abaixo vai ajudar muito a perceber se o seu gato é ou não um gato "feliz".