Uma das características dos felinos é terem garras, as dos nossos gatos em casa são retrácteis, ou seja como leu no artigo sobre - Como cortar as unhas ao seu gato? -, para poder cortar as garras tem de pressionar as almofadas e só assim as garras ficam exteriorizadas, isto porque elas são retrácteis, mas no belo mundo dos felinos também encontramos as que são semi-retrácteis e as que permanecem sempre exteriorizadas.
Agora vamos falar um pouco de quem tem estas garras? A chita é conhecida por ser o animal terrestre mais rápido em corrida e sem dúvida nenhuma que 75km/hr em 2 segundos não é para todos, para que tenha atrito em relação ao solo e não se "despiste" as garras permanentemente exteriorizadas, têm um papel crucial. Uma característica que o ajudará a nunca confundir uma chita com outro felino, são sem dúvida as lágrimas de chita.
Depois há os que têm garras semi-retrácteis que estão parcialmente "de fora", o gato-pescador (na foto) é disso exemplo, é sem dúvida um felino diferente, para além das garras, como o nome indica é um pescador. Outro felino com garras semi-retrácteis é o Gato de cabeça plana.
Comentários
Enviar um comentário