Esta questão pode ser mais complexa do que aparenta já que não se trata de um processo imediato, deve decorrer com calma e algum tempo.
Pré-requisitos para o dono :) :
- Paciência & Dar tempo ao tempo;
- Capacidade de observação;
- Conhecer os sinais comportamentais dos gatos;
Se o gato que vai introduzir está noutra casa, pode sempre levar com antecedência para a sua casa uma manta ou uma toalha que tenha o cheiro do gato que quer trazer para sua casa. Assim o seu actual felino vai sentir o cheiro do gato com o qual irá partilhar o seu território, esta é uma questão importante porque os gatos que vivem juntos têm um cheiro comum que lhes permite reconhecerem-se como membros do mesmo grupo/Colónia.
Caso como acontece na maioria das vezes o vá já levar para dentro de casa o melhor que faz é deixá-lo numa divisão da casa onde o seu actual gato possa cheirar e ver o outro mas que não se possam tocar por forma a evitar agressões. Isto pode ser conseguido através de uma porta com vidro ou janela, por exemplo uma marquise. E agora observe deixe-os verem-se e cheirarem-se, acima de tudo dê-lhes tempo, é normal que ocorram bufadelas, sinais de agressividade, orelhas para trás, pupilas dilatadas. Não o repreenda senão ainda faz com que ele tenha mais razões para não gostar da nova criatura que você meteu em casa.
Quando estes sinais se alterarem ou seja ambos estejam com uma postura descontraída é que pode dar o próximo passo em que ambos os gatos possam estar no mesmo espaço, mas com a sua supervisão para evitar que eles se ataquem ou tenham atitudes agressivas.
Vai correr tudo bem, se correr mal recue no processo e dê tempo ao tempo.
Comentários
Enviar um comentário