1.O seu gato tem brinquedos ao seu dispor? Bolas? Ratinhos?
Ora se não tem nada com que brincar vive num ambiente sem estímulos e como caçador inacto que é, vai continuar a ter esse comportamento, muito provavelmente direccionado para o que se mexe aí em casa ou seja você.
2.Brinca com o seu gato usando directamente as suas mãos?
Se brinca esta-lhe a ensinar que os dedos e mãos altamente estimulantes em termos de movimento são um brinquedo, claro que quando é bebé tem muita graça e ele nem magoa muito, quando é crescido é o "aiii " "uii " o gatinho é "mau" mas quem o ensinou foi você. Pode também acontecer generalizar para pés, pernas.
3.Quando o seu gato o "ataca" de que forma reage? Grita? Corre? Foge?
Caso corra, grite, devo dizer-lhe que acaba de ganhar o Óscar para melhor presa e assim sobe uns pontos na consideração do seu gato quando pensar em quem vai atacar, claro que vai ser o que corre e foge. O que deve fazer por muito que lhe custe é ignorar o comportamento.
4.Quanto tempo por semana dedica ao seu gato para brincar com ele?
Ter um gato implica dedicação, implica que lhe dê um pouco do seu tempo e brinque com ele.
5.O seu gato tem acesso à rua ou vive apenas dentro de casa?
Esta questão tem haver com a primeira questão porque se o gato vive apenas dentro de casa e o ambiente é hipoestimulante sem acesso à rua onde existem mais estímulos esta questão ganha mais peso. Agora considero que deve ser criado o ambiente estimulante dentro de casa, porque fora de casa também há estímulos como carros e outros que depois correm mal.
Comentários
Enviar um comentário