Avançar para o conteúdo principal

Mantenha a transportadora à disposição do seu gato

Como pode imaginar a transportadora, muitas das vezes acaba por ficar associada a idas ao veterinário e procedimentos que normalmente são factor de stress. Muito possivelmente quando o quer apanhar e mete-lo lá dentro, a tarefa envolve esforço físico e agilidade da sua parte e da parte do felino que se tenta escapar da "prisão".

Ora como minimizar o stress - Gato versus Transportadora?

Mantenha-a a disposição do seu gato em casa, de forma a que ele a possa sentir como parte integrante do seu território. Coloque no seu interior uma manta ou uma almofada onde se possa deitar e ficar relaxado. Tenha o cuidado de retirar a porta da transportadora ou deixa-la de forma a que o seu gato não fique fechado no seu interior sem poder sair senão ai o efeito seria contraproducente. 
Claro que tudo isto deve ser feito durante a vida do seu gato e não um ou dois dias antes da ida ao veterinário. 

Experimente :) 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Gato

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica, ...

Estará o meu gato em bem-estar?

Normalmente não gosto muito de classificar os animais em felizes ou infelizes, falamos antes em bem-estar em poderem expressar o seu comportamento natural. A imagem abaixo vai ajudar muito a perceber se o seu gato é ou não um gato "feliz".