Avançar para o conteúdo principal

Jobim e a traça


Ora venho contar-vos uma história que se passou com o amigo amarelo cá de casa, o gato Jobim e a criatura alada que entrou pela janela sem autorização para isso, a traça.
 Estava a estudar a começo a ouvir umas vocalizações que vinham do gato cá de casa que uma vez que é castrado, emite sons altamente característicos e que atingem o limiar do cómico facilmente, principalmente perante presas. 
Curiosidade de dona mas sem grande vontade  de sair de trás da secretária tentei estabelecer comunicação com o felino: "Jobim o que se passa?" ou então dizer ao namorado adorado para ir ver, mas o gato lá continuava com os seus miaus de "se eu te apanhasse ". 
Perante isto lá fui espreitar o que se passava e lá estava a traça a voar e o Jobim desesperado para a apanhar, não houvesse a possibilidade de a traça fazer mal ao gato caso a comesse. Os donos cá de casa foram delicadamente apanhar a traça porque biologos que somos não matamos bicharada alheia e dissemos ao Jobim - "Jobim a traça vai lá para fora sim? " ele miou, nós pensamos que a mensagem tinha sido entendida mas no fundo não foi.
Na mente do felino a traça tinha ficado atrás do ar condicionado último local onde a viu e isto fez com que  tenha ficado dois longos dias a miar para o ar condicionado, na esperança de ver a traça, mas felizmente  com brincadeiras dos donos, passou-lhe a crise e tudo voltou ao normal.


Foto do gatarão!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Gato

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica, ...

Estará o meu gato em bem-estar?

Normalmente não gosto muito de classificar os animais em felizes ou infelizes, falamos antes em bem-estar em poderem expressar o seu comportamento natural. A imagem abaixo vai ajudar muito a perceber se o seu gato é ou não um gato "feliz".