Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2012

Qual a verdadeira idade do seu gato?

Fonte da tabela

Os felinos são predadores... lembre-se disso.

Jobim e a traça

Ora venho contar-vos uma história que se passou com o amigo amarelo cá de casa, o gato Jobim e a criatura alada que entrou pela janela sem autorização para isso, a traça.  Estava a estudar a começo a ouvir umas vocalizações que vinham do gato cá de casa que uma vez que é castrado, emite sons altamente característicos e que atingem o limiar do cómico facilmente, principalmente perante presas.  Curiosidade de dona mas sem grande vontade  de sair de trás da secretária tentei estabelecer comunicação com o felino: "Jobim o que se passa?" ou então dizer ao namorado adorado para ir ver, mas o gato lá continuava com os seus miaus de "se eu te apanhasse ".  Perante isto lá fui espreitar o que se passava e lá estava a traça a voar e o Jobim desesperado para a apanhar, não houvesse a possibilidade de a traça fazer mal ao gato caso a comesse. Os donos cá de casa foram delicadamente apanhar a traça porque biologos que somos não matamos bicharada alheia e dissemos ao Jobi

Bom fim de semana... este video é sobre o meu fim de semana, estudar ... e....

Obrigado Margarida ! Por ter feito "publicidade" aqui ao blog da gataria :))) Ideias interessantes! :)

Respostas as questões sobre " O meu gato passa a vida a atacar-me"

1.O seu gato tem brinquedos ao seu dispor? Bolas? Ratinhos? Ora se não tem nada com que brincar vive num ambiente sem estímulos e como caçador inacto que é, vai continuar a ter esse comportamento, muito provavelmente direccionado para o que se mexe aí em casa ou seja você. 2.Brinca com o seu gato usando directamente as suas mãos? Se brinca esta-lhe a ensinar que os dedos e mãos altamente estimulantes em termos de movimento são um brinquedo, claro que quando é bebé tem muita graça e ele nem magoa muito, quando é crescido é o "aiii " "uii " o gatinho é "mau" mas quem o ensinou foi você. Pode também acontecer generalizar para pés, pernas. 3.Quando o seu gato o "ataca" de que forma reage? Grita? Corre? Foge? Caso corra, grite, devo dizer-lhe que acaba de ganhar o Óscar para melhor presa e assim sobe uns pontos na consideração do seu gato quando pensar em quem vai atacar, claro que vai ser o  que corre e foge. O que deve fazer por muit

Obrigado

Desde já o meu  Obrigado  a todos os que têm visitado o blog e participado e votado nos questionários!! eu irei responder a todos eles :) Como viram o blog levou uma nova imagem - a fotografia que está no fundo é a minha Bolota :)

Alimentos que são proibidos para o seu gato! Guarde-os para si!

Cebola - é toxica para os gatos pode provocar, anemia oxidativa e ser lhes fatal . Carne crua - já falei aqui no blogue e pode ter consequência para a saúde do seu gato em termos de parasitas . Chocolate se para si é proibido por causa da dieta, para o seu gato nunca poderá entrar na dieta dele. Gatos que consumiram peixe enlatado desenvolveram doença de foro neurológico  Fonte Leite e gatos só quando são bebés, o leite materno ou então leite de substituição adequado a gatinhos e para todas as idades é inadequado dar leite de vaca ou outros aos gatos, eles não têm a enzima que lhes permite degradar a lactose do leite. Fonte imagens.

Mantenha a transportadora à disposição do seu gato

Como pode imaginar a transportadora, muitas das vezes acaba por ficar associada a idas ao veterinário e procedimentos que normalmente são factor de stress. Muito possivelmente quando o quer apanhar e mete-lo lá dentro, a tarefa envolve esforço físico e agilidade da sua parte e da parte do felino que se tenta escapar da "prisão". Ora como minimizar o stress - Gato versus Transportadora? Mantenha-a a disposição do seu gato em casa, de forma a que ele a possa sentir como parte integrante do seu território. Coloque no seu interior uma manta ou uma almofada onde se possa deitar e ficar relaxado. Tenha o cuidado de retirar a porta da transportadora ou deixa-la de forma a que o seu gato não fique fechado no seu interior sem poder sair senão ai o efeito seria contraproducente.  Claro que tudo isto deve ser feito durante a vida do seu gato e não um ou dois dias antes da ida ao veterinário.  Experimente :)  Fonte da imagem.

Sabia que:

68% das pessoas que possuem animais viajam com eles; 62% consideram os seus animais como filhos; 62% assinam cartões e cartas deles mesmos e dos seus animais de estimação; 33% falam com o seu animal de estimação ao telefone ou através do atendedor de chamadas quando estão ausentes; 57% escolheriam os seus animais de estimação como única companhia se estivessem numa ilha deserta  Vem ai a PET Festival 2012 na FIL - 10 e 13 de Fevereiro de 2012. Fonte.

Casa Catfriendly

E que tal seria fazer umas alterações à sua casa a pensar no seu felino ? Ou melhor e porque não? eu estou a pensar nisso :) São ideias simples e fáceis de aplicar e que eles vão adorar e você vai adorar vê-los... Fica a sugestão.  Fonte das Fotos!!

Bom fim de semana! ! ! :)

Um novo gato... e agora como o apresento ao que já tenho?

Esta questão pode ser mais complexa do que aparenta já que não se trata de um processo imediato, deve decorrer com calma e algum tempo. Pré-requisitos para o dono :) : - Paciência & Dar tempo ao tempo; - Capacidade de observação; - Conhecer os sinais comportamentais dos gatos; Se o gato que vai introduzir está noutra casa, pode sempre levar com antecedência para a sua casa uma manta ou uma toalha que tenha o cheiro do gato que quer trazer para sua casa. Assim o seu actual felino vai sentir o cheiro do gato com o qual irá partilhar o seu território, esta é uma questão importante porque os gatos que vivem juntos têm um cheiro comum que lhes permite reconhecerem-se como membros do mesmo grupo/Colónia. Caso como acontece na maioria das vezes o vá já levar para dentro de casa o melhor que faz é deixá-lo numa divisão da casa onde o seu actual gato possa cheirar e ver o outro mas que não se possam tocar por forma a evitar agressões. Isto pode ser conseguido através de uma porta

O meu gato passa a vida a atacar-me..

Este é um problema muito comum, aliás torna-se muitas vezes uma questão crucial na relação entre dono e gato. Claro que aqui tenho uma abordagem muito geral e leve sobre a questão, é aconselhável consultar um veterinário O que fazer? Primeiro é necessário perceber como se relaciona com o seu gato portanto mais do que respostas, deixo as perguntas. 1.O seu gato tem brinquedos ao seu dispor? Bolas? Ratinhos? 2.Brinca com o seu gato usando directamente as suas mãos? 3.Quando o seu gato o "ataca" de que forma reage? Grita? Corre? Foge? 4.Quanto tempo por semana dedica ao seu gato para brincar com ele? 5.O seu gato tem acesso à rua ou vive apenas dentro de casa? Pense sobre estas questões.

Que material usar no caixote/liteira do seu gato

Este post vem na sequência do questionário que esteve alguns dias on line! no mercado existem muitos materiais à disposição dos donos e todos prometem ser o melhor, como é hábito em termos publicitários, mas quem vai decidir qual é o melhor? Ora vai ser o seu gato, comece por um dos materiais e veja como ele reage, se anda à vontade dentro do caixote, se escava ou evita fazê-lo, se o observar a evitar tocar no material e a fazer as suas necessidades apoiados na borda do caixote, isso pode ser sinal em como aquele material não lhe agrada. Pessoalmente eu uso sílica, é um pouco mais cara mas compensa em duração, por outro lado em termos do pó que se levanta enquanto eles escavam ou tapam as suas necessidades acontece que é menor, o que é adequado ao meu Jobim que tem problemas respiratórios. Quanto aos areão perfumado é considerado desadequado, porque pode evitar o seu uso por parte do animal ou mesmo provocar-lhe alergias. Pode ser muito agradável ao dono, mas não o será ao gato.