Avançar para o conteúdo principal

É um privilégio!

Os gatos são pela sua natureza, animais solitários, por isso estão equipados de tudo aquilo de que necessitam para se alimentarem, através da caça, ou  fugirem de possíveis situações que lhes sejam adversas, são também mestres a evitar essas  situações, quando por exemplo se encontram com os seus congéneres. Ainda que sejam solitários não deixam de ser sociais, estabelecendo relações intra e interespecíficas, como é o nosso caso.

Assim sendo a relação que estabelecemos com eles é sem dúvida um privilégio, porque para eles é opção, assim podemos contemplar a sua beleza e  ter a sua companhia, mas temos mais do que isso, os seus ronronares constantes.

De notar que se eles estiverem sozinhos, por exemplo estar noutra divisão enquanto nós esperamos que estejam ao nosso colo enquanto vemos televisão no sofá, é uma opção que devemos respeitar, porque lembre-se eles são solitários.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Gato

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica, ...

Estará o meu gato em bem-estar?

Normalmente não gosto muito de classificar os animais em felizes ou infelizes, falamos antes em bem-estar em poderem expressar o seu comportamento natural. A imagem abaixo vai ajudar muito a perceber se o seu gato é ou não um gato "feliz".