Avançar para o conteúdo principal

O catnip é uma erva - Nepeta cataria - pertence à mesma família que a menta.



Originalmente nativa da Europa, hoje existe em inúmeros outros locais geográficos do planeta, muitas das vezes considerada uma praga.


No seu óleo essencial encontra-se o nepetalactone, que é a razão pela qual existe as reacções que conhecemos nos gatos, quando está em contacto a planta ou com os óleos daí extraídos e utilizados em brinquedos para gatos.

É ao nível do vomero nasal / órgão de Jacobson, através do reflexo de Flehmen, que os gatos sejam os domésticos ou os selvagens processam este odor. Levando a conhecidas alterações de comportamentos nos felinos. Quanto ao reflexo de Flehmen parece que ficam a sorrir - próxima publicação sobre este comportamento.


Afinal que comportamentos têm : esfregam-se ou rebolam contra e sobre a planta ou o brinquedo com o catnip, lambem e comem a planta. Basicamente parecem que tomaram alguma droga, indo do extase, ao miar. Outros apresentam sinais de agressividade e assim sendo deve ser evitado o uso de brinquedos com catnip.







Fonte recomendada.



Se gostou deste texto passe a palavra - partilhe :)

Comentários

  1. Aquele vídeo/documentário é mt bom e o tipo de narração perfeita ;P
    e aqueles felinos do 2º vídeo, que pelagens lindas *.*

    uma altura tb andei a pesquisar mais sobre o catnip, principalmente pela curiosidade em dar a experimentar ao meu gato. E descobri que de certa forma é um bocado mais de publicidade que realidade, pois há imensos gatos q n têm qq reacção com a planta e outros ainda não gostam.

    Além de que, para minha pena :p, a alteração de comportamento geralmente n é tão exacerbada como a dali do vídeo. Provavelmente naqueles é p serem de rua e a planta estar em natureza e quem sabe ser mais 'pura' e fermentativa.

    Aos q gostam e 'consomem' o efeito dura breves segundos a minutos e o q vai acontecer dp dessas utilizações é q deixam de estar sensíveis aos efeitos da planta. E só voltam a estar passado uns tempos (+/- semanas).

    Há um video mt engraçado de 2 gatos a verem quem é dono da catnip lá de casa: http://www.youtube.com/watch?v=kXzRYwNmpzM são dois jobins olha :p

    ResponderEliminar
  2. os meus ligam mas também nada de exagerado, é mais o efeito inicial e depois passa mas o - H2P2 que podes encontrar em http://www.h2p2wellness.com/ é a loucura total, foi me dada uma amostra num congresso e sim os gatos ficam totalmente loucos, é uma formula melhorada de catnip mas com outras plantas e sim é poderosa é usada em zoos para leões e outros felinos.

    ResponderEliminar
  3. Sim tb conheço e tb tinha o link guardado para uma eventualidade de querer comprar.. só ainda n o fiz pq o meu gato vai à rua e n quero q ele saia assim lol

    ResponderEliminar
  4. Eu consigo obter o mesmo efeito quando lavo o chão com lixivia - é a loucura total :-)

    ResponderEliminar
  5. Tenha cuidado com a lixivia e os gatos pode ser perigoso caso lambam o chão. Por outro lado o odor presente na lixivia pode levar os gatos a marcar território isto se forem inteiros ou tiverem esse comportamento em outras ocasiões. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica,

Microchip - o seu gato já tem? Vai ter que ter até 2021.

Microchip, com a nova lei em Portugal o seu gato terá que ter microchip até 2021, isto se nasceu antes de 2020.  Para que serve?  Identificar os gatos, o microchip corresponde a um número que é lido por uma máquina, este número fica associado ao Tutor, Morada do Tutor, Contacto telefónico associado, portanto em caso de estar perdido é a melhor forma de chegar novamente a casa.  Como se aplica? A aplicação é feita através de uma cânula metálica, fica debaixo da pele, na zona do pescoço/ omoplata (ombro) - lado esquerdo; Tem que ser sedado para por microchip?  Dependendo do perfil do seu gato, há gatos que toleram e há gatos que precisam de ser sedados.  Qual o tamanho?  É do tamanho de um grão de arroz;  Microchip. Leitor de microchip

Onde habita o felino selvagem mais ameaçado de extinção do nosso planeta?

Para este questionário a maioria dos participantes estavam certos, o felino mais ameaçado de extinção do nosso planeta é o Lince-ibérico, que como o nome indica habita na Península ibérica, em Espanha ainda se encontram exemplares que vivem em liberdade, em Portugal há quem pense que tal já não acontece ou seja esteja localmente extinto em Portugal. O lince-ibérico tem uma pelagem castanho-avermelhada coberta de manchas pretas que podem ser desde pequenos pontos a riscas. Como todas as espécies do Género Lynx apresenta como características mais distintivas uma cauda pequena, pinceis nas pontas das orelhas e barbas. O peso médio de um macho adulto é cerca de 12 Kg enquanto as fêmeas pesam em média cerca de 9 Kg. Fonte Ainda assim no nosso país existe um centro  nacional de reprodução do Lince-ibérico situado em Silves, que recebeu o seu primeiro lince Azahar em 2009. Neste centro, já nasceram crias. Está também a ser desenvolvido, em conjunto com projecto, a recuperação de habitat