Avançar para o conteúdo principal
"Eles são felizes é a irem à rua! Livres!"

Já por várias vezes ouvi esta frase, associada à ideia de que ter um gato em apartamento é quase uma "atrocidade", já me foi dito pessoalmente algo do género "coitadinhos dos seus gatos, sinceramente (associado a olhar de reprovação)"  e eu tenho dois gatos num apartamento.

Ora que felicidade pode ter um animal em ir à rua? e muitas das vezes apenas vai porque chegada a idade da maturidade sexual começa a miar o que incomoda os ouvidos dos donos e então o dono toma a iniciativa "tadito precisa de ir às gatas" vai e quando volta (se é que chega a voltar) deixou uma futura ninhada na rua e disso o dono que o deixou ir nada vai saber, nem quer.

Isto é ser responsável?

Conhecendo o comportamento dos gatos percebemos que são animais territoriais e que vivem em bem-estar no seu espaço porque mesmo indo à rua também têm o seu território delimitado.

E quanto à liberdade de irem à rua?

Quando não esterilizados fica claro que é a liberdade de não só adquirirem doenças nas lutas pelas fêmeas (caso dos machos) como ajudarem à desgraça que existe no nosso pais em termos de animais errantes.
Também a liberdade de um dia não voltarem porque foram atropelados e ficaram a morrer algures e deles nunca mais ninguém sabe.

É isso que quer?

Bem sei que este tema é polémico e pode parecer que foi escrito de forma dura, mas pense sobre ele e já agora sobre que atitude toma em relação ao seu gato.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial do Gato

Gato de boca aberta

Já viu o seu gato de boca aberta? sem qualquer motivo aparente diga lá se não pensou "algo se passa com o gato" :) Mas atenção este comportamento dura alguns segundos e depois ele fecha a boca e segue a sua vida, se o seu gato ficar assim durante mais tempo pode estar perante dificuldades em respirar é necessário consultar com urgência um veterinário. Ora este comportamento tem uma razão de ser que é potenciar a capacidade de sentir os odores, acontece em felinos como em outras espécies. Reflexo de Flehmen é o nome usado para designar este comportamento, o que acontece é que o gato tem um órgão designado por Vomero nasal ou Órgão de Jacobson, que também está presente em outras espécies são disso exemplo as serpentes. Tem função de auxiliar, no sentido do olfacto, é portanto um órgão quimioreceptor. Porque abrem a boca? Porque fazem passar o ar através da boca até ao palato (céu-da-boca) que é onde se encontra o referido órgão. -Particularidade anatómica, ...

Estará o meu gato em bem-estar?

Normalmente não gosto muito de classificar os animais em felizes ou infelizes, falamos antes em bem-estar em poderem expressar o seu comportamento natural. A imagem abaixo vai ajudar muito a perceber se o seu gato é ou não um gato "feliz".