Um dos problemas mais frequentes que acontece na interracção humano - gato é sem dúvida, o facto de os donos muito se queixarem que são arranhados e mesmo caçados na sua própria casa. Ora convem tentar perceber de que forma brinca com o seu felino? Tem por habito usar as mãos ou os pés? Já pensou que ao fazer isso está a passar a mensagem de que as suas mãos ou pés são brinquedos? Isto até pode correr muito bem enquanto o seu gato é bebé mas quando ele crescer, os arranhões e dentadas passam a ter outra dimensão.
Assim o que devo fazer?
Dê lhe brinquedos, assim quando quiser brincar com as suas mãos não as use directamente mas use por exemplo o brinquedo tipo o que está em cima, tenha em conta que depois de brincar com o seu gato guarde o brinquedo num local que não lhe seja acessível porque este tipo de brinquedo têm elásticos e isso pode ser perigoso para o seu felino.
E mantenha a mesma atitude desde que o seu gato é pequenino, para que quando ele for mais crescido não se sinta uma presa na sua própria casa, ou para que não lhe aconteça como uma amiga minha que me relatou a situação de que o gato dela ataca mãos e pés descalços, ora eles brincavam com ele com as mãos nuas, os animais não só aprendem como podem generalizar comportamentos e no pensamento do gato se a pele é comum as mãos e aos pés porque é que não posso atacar também pés?
Ou seja dê - lhe presas como o ratinho em baixo cujo preço nas lojas não chega a 1 euro :)
Comentários
Enviar um comentário